קוליז הגר''א בברזיל INSTITUTO GAOIN DE VILNA- CURITIBA BRASIL
Sobre a Gravidade de Pronunciar o
Sagrado Nome em Vão.
Não é de poucos dias que tenho
escutado cristãos com prováveis boas intenções tentando pronunciar o nome do
Mestre do mundo seja para seus serviços religiosos seja para saudações ou ainda
para tentar demostrar conhecimento catedrático em hebraico.
Antes mesmo de eu entrar em campo do
que falaram os sábios de Israel e os seus legisladores sobre isto basta lembrar
que mesmo os fundadores do cristianismo não ousavam em proferir o Sagrado Nome
e quando queriam se referir ao Eterno usavam a forma "Nosso Pai que está
nos Céus" que é uma forma que na realidade encontramos no Talmude " אבינו שבשמים " que é presente até hoje numa parte da prece judaica que
se chama Kadish.
Tudo decorre da raiz fundamental:
לא תשא את שם ה' אלקיך לשוא כי לא ינקה ה' את
אשר ישא את שמו לשוא
Não tomarás o Nome do Eterno Teu
D-us em vão pois o Eterno não inocentará aquele que tomar o Seu Nome em vão.
(Shemot 20.7)
Isto passa por muitas facetas, pois
existem 10 Nomes principais citados na Torá e todos eles entram nesta
proibição, proibição esta de falar, jurar, abençoar ou citar em discurso tendo
uma exceção para o Sacerdote Judeu no Templo sobre o monte Moriá durante o
serviço sagrado. Também se inclui nas proibições escrever estes nomes fora de
um livro Sagrado, pois existe o risco de serem apagados, estragados ou
conduzidos a algum local indigno como um banheiro, vestiário ou curtume. Não se
precisa dizer quão grave é escrevê-los sobre o corpo pois está sempre exposto a
impurezas e nudez. E isto vale também mesmo para a tentativa de transliteração
para outros idiomas.
Uma das razões espirituais para tais
cuidados é que como no mundo existem forças antagônicas geradas pela ação do
homem o único lugar capaz de receber a santidade do Nome sem causar quebra de
equilíbrio é o Santuário no Monte Moriá, que não existe em nossos dias. A
quebra de equilíbrio poderia fortalecer forças obscuras pois o proferimento em
si já é uma violação de mandamento, e como é sabido "para todo mandamento
cumprido se cria um defensor e para toda violação um acusador" [ leia-se:
toda vez que se faz a vontade do Santíssimo é criada uma força que ajuda o
homem a fazer outros atos como este e o inverso é igualmente verdadeiro]
אל תתן את פיך לחטיא את בשרך ואל תאמר לפני
המלאך כי שגגה היא למה יקצף האלקים על קולך וחבל את מעשה ידיך.
Não deixe a tua boca incriminar a
tua carne, e não diga diante do anjo que foi um engano; para que irritar D-us
com a tua voz, e [Ele acabe por]destruir as obras de tuas mãos? (koheleys 5.5)
Shmuel Stein - Instituto Gaoin de Vilna
שמואל שטיין - קלויז הגר''א בברזיל
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