segunda-feira, 10 de setembro de 2007

LIVRO DE GÊNESIS


O Livro de Gênesis

Ao primeiro livro da Bíblia - e, portanto, do Pentateuco - damos hoje o nome de GÉNESIS. É termo grego e significa "origem", "nascimento". Os livros da Bíblia Hebraica não tinham qualquer título. Eram chamados, simplesmente, pela primeira ou primeiras palavras. Este chamava-se berechit. Os autores da tradução da Bíblia Hebraica para o grego (Bíblia dos Setenta) acharam por bem dar aos livros um título de acordo com o seu conteúdo. Como este livro trata do princípio de tudo, chamaram-lhe GÉNESIS, isto é, Livro das Origens.

Conteúdo e Estrutura


O Gênesis é, o livro das grandes interrogações e das grandes respostas, não só do povo de Deus, mas de toda a humanidade. Por isso se diz que este livro é uma espécie de grande pórtico da catedral da Bíblia, pois de algum modo a resume na totalidade da sua beleza e conteúdo.O Gênesis engloba, também, grande parte da História do povo de Israel: desde as origens até conseqüente formação das doze tribos. Pretendendo dar-nos uma concepção histórica, horizontal e dinâmica da História da Salvação, este livro faz a ligação entre as origens da humanidade (1,1) e a História concreta do povo de Israel. Poderíamos resumir assim o seu conteúdo:
História das Origens (1,1-11,32)

1,1-2,4a: Criação do universo e dos seus habitates.
2,4b-3,24: Formação do homem e da mulher. Origem do pecado .
4,1-24: "História de dois irmãos", Caim e Abel. Descendência do primeiro.
4,25-5,32: Set e a sua descendência.
6,1-9,17: Corrupção da humanidade e Dilúvio (anti-Criação).
9,18-10,32: Re-criação, a partir de Noé, o homem novo. Lista de povos.
11,1-9: Torre de Babel: a humanidade constrói uma sociedade sem Deus.
11,10-32: Descendência de Sem até Abraão, promessa de um povo novo

História dos Patriarcas(12, 1-50, 26)

a) Ciclo de Abraão (12,1-23,20): vocação, emigração para Canaã e Egipto. Nascimento de Isaac e Ismael. Morte de Abraão.

b)Ciclo de Isaac (24,1-27,46).

c) Ciclo de Jacob (28,1-36,43): já a partir de 25,19, Jacob começa a tornar-se a personagem principal, tanto em relação ao pai (Isaac), como em relação a seu irmão Esaú.

d)Ciclo de José (37,1-50,26): o penúltimo dos filhos de Jacob, vendido como escravo para o Egipto, faz a ligação histórica e teológica com o livro seguinte, o Êxodo. É um ciclo muito especial, também chamado História de José.Este esquema histórico-literário apresenta-se como uma obra prima, não só a nível teológico, mas também na sua estrutura literária e histórica. De fato, a "História das Origens" (cap. 1-11) aparece como Prólogo histórico-teológico da História de Israel e da humanidade. E é o elo de ligação entre a Criação do mundo e Abraão, o pai do povo hebreu (cap. 12). O Egipto, como lugar de escravidão do Povo, é lugar de peregrinação para Abraão, Jacob e José. Estes e outros elementos fazem a ligação deste livro com o Êxodo e com os outros livros seguintes.

Conclusões—Visão Geral

O GÉNESIS contém os grandes temas teológicos e históricos, não somente do Pentateuco mas da Bíblia em geral: a Aliança de Deus com a humanidade, o pecado do homem, a nova promessa de Aliança, a promessa da Terra Prometida, a bênção de Deus garantindo a perenidade do Povo, o monoteísmo javista. O GÉNESIS foi redigido para escrever a História, e para dizer que Deus domina a História."

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